25 março, 2007

O Perigo de se Sentir 'Dono'

É gente...não tem sido fácil acompanhar o rítmo aqui no Blog. Mas estou de volta...espero retomar o embalo, e nem que seja com posts curtos, vou tentar ser mais assíduo e constante.
Bom, indo logo ao assunto, hoje quero falar sobre o risco de nos sentirmos "donos":
Donos da verdade;
Donos da Sabedoria;
Donos do certo e do errado;
Donos do Conhecimento;
Donos do destino;
Donos das pessoas;
Donos da teologia;
Donos da Bíblia;
Donos de Deus.
Lamentavelmente percebemos esta realidade nos rondando o tempo todo. Ela está representada no próprio ser humano carente da Graça de Deus.
O mundo caminha para um caos cada vez maior. O pecado consome a humanidade, devastando-a para o abismo do desamor, e do consequente descompromisso com o TODO PODEROSO CRIADOR.
Corremos o risco de sermos consumidos por essa corrente de pensamento na qual o homem é o centro de tudo. O antropocentrismo nunca esteve tão em voga como no atual século.
O reflexo deste quadro parte do seio das familias (?) que diga-se de passagem, estão cada vez mais fora de moda, pelo crescente número de divórcios e separação entre pais e filhos; desembocando na igreja e sociedade, e atingindo em cheio a educação das gerações futuras.
Professores que por conviver tanto com o conhecimento e a informação, caem na tentação de se acharem detentores delas. Por conseguinte, deturpam, mutilam e esvaziam o verdadeiro sentido da vida e seus valores intrínsecos.
O triste disso, é que nos nossos seminários teológicos é o que mais vemos e sentimos. Claro que isso vale também para todas esferas da educação em geral.

O Resultado disso tudo, é a geração de homens que cada vez mais se sentem 'donos do mundo'.

Nenhum comentário: