06 abril, 2007

O Método e a Igreja

Estamos em pleno feriado de páscoa, a tal "semana santa". Parece um momento propicio para pensarmos em alguns fatos ocorrentes no meio da Igreja de Cristo do século XXI.

Um dos fatos mais preocupantes e que está em crescente desenvolvimento é o uso do método em detrimento à ação pura do Evangelho.

Considero este fato um dos mais sutis e ardis planos malignos para confundir a essência do evangelho de Cristo, que é o poder e a glória que há no sacrificio e ressureição dEle.

Quando me reporto a isto, é no sentido de que os valores inegociáveis da pureza do Evangelho estão em cheque por meio de uma nova corrente de métodos chamados pós-modernos; que como uma avalanche de pressões extra-Bíblia estão vindo transvestidos de um novo modo de ser cristão. Num mundo avançado que precisa ser contextualizado através de uma cosmovisão holistica que integrará os povos e as culturas em torno da mensagem do evangelho.

Parece bonito não é mesmo?

Mas o pano de fundo disso tudo é uma visão cada vez mais próxima do anticristo.
É bem verdade que a mensagem das Boas Novas de Cristo está sendo divulgada e será mais ainda em toda a terra. Entretanto, no meio da Igreja está circulando uma linha tênue entre o método e a Bíblia. Pessoas valorizando métodos e esquecendo dos fundamentos, principios, valores e tradições bíblicas.

Em muitos redutos cristãos (?) o método está sobressaindo a Bíblia. Um exemplo disto, são alguns pastores implantando templos-clubes. Ou seja: Os templos são ao mesmo tempo lugar de cultos e ao redor dele, piscinas, quadras de esportes, teatro, academia de musculação e pasmem - até boate gospel, sob a alegação que isto é "missão integral". No aspecto social, segundo estes tais expoentes desta nova tendência, é a busca da reorganização das massas.

Uma confusão de valores humanistas e hedonistas é confundida com a verdadeira essência da Doutrina Bíblica Cristã.
Deus não necessita de métodos humanos para atrair pessoas às igrejas. O que Ele necessita é de verdadeiros obreiros adoradores, que estejam dispostos a pagar o preço da pureza do Evangelho de Cristo. Que preguem a palavra a tempo e fora de tempo, pois quem enche a Sua Igreja não são métodos humanos, mas a Glória de Deus que atrai os seus eleitos pela Sua Graça e Misericórdia.

Lamentavelmente percebo pastores que antes tinham uma fé pura e centrada na Bíblia; e hoje estão descambando, levados pela pressão da onda humanista de teólogos, defendendo uma posição contraditória aos pilares da Igreja Apostólica de Cristo Jesus.

Nenhum comentário: