19 abril, 2007

O Encurralamento do Homem!


" Havia centenas de bilhões de opções e maneiras para evitar o que aconteceu hoje, afirma Cho Seung-Hui, em uma das 29 fitas de vídeo que enviou para a NBC, junto com cartas e fotos."
Depois da tragédia que chocou os EUA e o mundo esta semana, que embora comparativamente nem chegue perto dos 200 mortos ontem no Iraque com explosões de bombas, é dantesco não pelo número de mortes; mas pelas circunstâncias culturais e econômicas onde ocorreu este massacre.
Num país que teoricamente pela magnitude econômica e social deveria ser um exemplo de nação detentora de pessoas mais felizes, realizadas e bem resolvidas na vida. No entanto, paradoxalmente a esta realidade o que se vê é exatamente um exemplo de pessoas infelizes, deprimidas, inseguras e mal resolvidas na vida. Por quê isto?
"O encurralamento do homem!"
É isso mesmo. O que me vem em mente neste momento, é que o homem morto e já em estado de decomposição pelo pecado, por mais americano que seja, financeiramente estável, com a educação de nível superior de primeiro mundo, com a cultura aos seus pés e rodeado por FBI´s, exércitos e policiamento ostensivo contra o terrorismo, gerando uma sensação de segurança quase total; mesmo assim é vítima de uma conspiração interior que detetive algum por mais treinado que seja, seria capaz de descobrir a tempo.
Este jovem que certamente antes mesmo de premeditar toda esta barbárie, a julgar pelas suas próprias palavras gravadas, já sofria interiormente a pressão de ser "Deus", de ser um "Jesus Cristo". Apressando na sua sombria visão um juízo sobre "o mundo". Talvez em seu pensamento o seu mundo fosse "americano" representado por seu ambiente de convívio, que talvez representasse muitos outros "bilhões de motivos" para sua ação inqualificável.
O fato é que nisso tudo, vejo a representação do encurralamento humano, isto é, o homem sem Jesus é animalesco, intragável e condenado ao fracasso em todas as camadas e condições sociais.
Isto me deixa uma lição:
Posso ser feliz mesmo na falta do social, do educacional e econômico. Só não dá para ser feliz sem Jesus!
Do contrário serei encurralado pela minha própria mísera situação de pecado.


Nenhum comentário: