06 julho, 2008

"O Pecado Virtuoso"

Estamos rodeados de perigos espirituais o tempo inteiro. Dentre outros a Bíblia enfatiza e recomenda a vigilância quanto ao pecado e ao diabo. Mas existe um perigo sutil e por ser tão sutil, nos decuidamos e por vezes nos vemos como que perdidos numa grande cidade sem o mapa do destino ou do intinerário que traçamos.
Este perigo reside na nossa própria vontade.

Como iniciei comentando no post anterior, nossa vontade é corrupta e perversa. O que chamaria de "pecado virtuoso", visto que fazer a nossa vontade parece ser na maioria das vezes além de mais agradável, mais confortável e mais lógico.

Quem leu meu tcc já publicado aqui, entenderá que é por isto que defendo que o homem de fato não possui livre-arbítrio. Pois é aí onde mora o perigo sutil - agradarmos a nós mesmos.

Já escrevi aqui no blog sobre a questão da nossa carne, com o tema a conspiração da carne (leia na integra aqui), e não é por acaso que Jesus advertiu dizendo: "o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mc. 14.38 )

Será se não é nesse ponto onde muitos de nós estamos nos descuidando e praticando o tal "pecado virtuoso", pois o que é que custa pregarmos de acordo com o que achamos mais conveninentes ao nosso público? O que é que custa romper com os nossos líderes e abrirmos nossa própria "Igreja"? O que é que custa vivermos uma aparência religiosa só para agradar a alguns e por trás sermos totalmente contrários ao que aparentamos? O que é que custa.....

Ah....tire suas próprias conclusões e complete a lista, se for capaz.

Depois voltarei com mais sobre o assunto.


Nenhum comentário: