16 setembro, 2007

O Fracasso Ético da Igreja Dividida


Esse é um tema que muito me chama a atenção.


Na verdade o mesmo é de autoria do teólogo americano H. Richard Niebuhr.


Quero transcrever alguns de seus pensamentos relacionados ao assunto.


Antes, porém, gostaria de apresentar alguns fatores atuais que me motivam a pensar com mais especificidade sobre o tema de Richard:


1 – A Igreja aberta ao capitalismo


2 – Ambições pelo poder político-religioso


4 – Partidarismos teológicos e institucionais


3 – Guerras de ideologias


4 – Marginalização da liderança pastoral (comprometida com a ortodoxia bíblica)


5 – Perca de foco no Verdadeiro Evangelho da mensagem da cruz de Cristo


Inicialmente citarei somente esses cinco fatores, que são por si mesmo por demais pérfidos e danosos a fé cristã.


Embasado neles agora sim, transcreverei alguns trechos de pensamentos de Richard escrito em seu livro (As origens Sociais das Denominações Cristãs), dos quais também comungo:


"O Cristianismo tem freqüentemente obtido aparente sucesso ao ignorar os preceitos de seu fundador. Como instituição interessada em autopreservar-se e em ganhar poder, a Igreja tem às vezes achado a mensagem da cruz tão imprópria quanto a têm achado grupos nacionais e econômicos. Ao defrontar-se com grandes problemas sociais como a guerra, a escravidão e as desigualdades sociais, ela descobriu convenientes ambigüidades na letra dos evangelhos que lhe permitiram violar seu espírito e aliar-se ao prestígio e ao poder que tais males obtiveram ao se institucionalizarem. Adaptando-se às condições de uma civilização que seu fundador determinara que fosse permeada pelo amor divino, ela achou mais fácil dar a César o que é de César se a constatação do que podia pertencer a Deus não fosse tão intensamente exigida." (H. Richard Niebuhr, 1992, p. 11)


Esta é a lamentável configuração atual da "Igreja" já chamada por pós-moderna. Reflita sobre este assunto e veja se a sua igreja também não está configurada nesses parâmetros.


No próximo post continuo sobre o assunto...

Charge extraída de: www.adur-rj.org.br/.../etica_corrupcao.htm

Nenhum comentário: