17 fevereiro, 2007

Carnaval até nos tempos de Moisés!

Ao observar de longe esta "festa do carnaval" que a propósito, herdada de festas e cultos pagãos do passado, e que leva as pessoas a uma espécie de "compulsão antinomianista", ou seja, se rebelam contra todo e qualquer valor, princípio ou mesmo lei que regem e norteiam nossa cultura moral onde estamos inseridos.
Aqui no Brasil é assustador o quanto as pessoas perdem o senso dos limites e se lançam de forma desenfreada as orgias e práticas promíscuas danosas ao comportamento da sociedade.
Não obstante, a esta tão terrível realidade, ao nos reportarmos a Bíblia encontraremos fatos similarmente proporcionais. Basta observar em Êxodo 32, quando o povo já cansado de esperar seu líder Moisés que estava no monte falando com Deus. Não havia completado nem quarenta dias, e o povo logo decidiu adorar a outro deus. E Arão o representante de Moisés em sua ausência concorda e até ajuda a fazer a tal imagem; e sai um bezerro de ouro.
Após isto o povo é conclamado a fazer um dia de holocaustos, chamando até de dia do Senhor. Em seguida divertem-se a vontade! Originalmente isso tem um significado ainda mais forte - a total entrega do povo aos deleites e apetites carnais.
Isto nos leva a refletir na degradação moral do homem sem Deus. É o resultado da rebelião do homem com seu Criador. A morte espiritual é implacável e condenatória ao homem. Por isso ao observar este fato bíblico acontecido a mais de 3.000 anos atrás, nos leva a repensar o quanto a humanidade continua a mesma. Propensa ao mal e consequentemente distanciada de Deus. Felizmente foi manifestada a Sua Graça em Cristo Jesus para nos livrar deste tão sombrio estado de pecado. . "...Aquele que estiver em pé cuidado para que não caia." (Paulo a igreja em Corinto)

Nenhum comentário: