06 agosto, 2006

Jesus e Mamom. A parceria do século 21!(2)

Parece inconcebível imaginarmos tal parceria. Mas lamentavelmente estamos em vias de um evangelho comercial e adequado ao mercado, mascarado de "teologia contextualizada com a realidade pós-moderna". Tudo gira em torno do capital financeiro. Vejo lideranças no meio cristão mais preocupadas no crescimento de suas igrejas, como se as ovelhas fossem "clientes" em potencial, do que proclamar o evangelho de modo simples centrado em uma teologia eminentemente bíblica e despojada de humanismos. A propósito, o foco de certas igrejas hoje é o pragmatismo, ou seja, se todo mundo está aderindo a tal tendência, vamos junto nessa. Pois só assim acompanharemos o crescimento de nossas concorrentes. Tem até igreja "revolucionando" o mercado, usando novas terminologias administrativas: como em vez de pastor, gestor. Comercialmente e para efeito de uma administração eclesiástica pós-moderna soa melhor. E assim centenas de cristãos estão perdendo a visão do céu, e focando a vida em conceitos humanistas e utilitaristas que no fim não passam de mercenarismo barato. Usam o nome de Jesus com interesses capitalistas. Isto é anátema! É abominação! Aproveitam-se da liberdade que há na graça de Cristo, e a transformam em libertinagem. Infelizmente muitos estão fazendo parceria com mamom em nome de Jesus. Entretanto, ainda existe um remanescente fiel que não se curvou a este deus do século. Esses estão no anonimato. É a igreja invisível que não precisa de marketing para manter-se, pois esta é o próprio corpo de Cristo. E por isto, não precisa apelar para métodos ou fórmulas humanas, pois Ele mesmo é quem dá o crescimento. Não precisa promover-se pois é Ele é o próprio cabeça, e como Soberano e Supremo Pastor conhece Suas ovelhas. Este remanescente não ambiciona as coisas deste mundo, pois sabe que existe um tesouro preparado no sentido escatológico infinitamente mais precioso do que a imaginação humana pode alcançar. Esta igreja tem sua fé centrada verdadeiramente em um Jesus que não precisa e nunca dependerá de parceria alguma abaixo de sua onipotência.
Mamom só é parceiro do "jesus da nova era". Esse tem uma legião crescente de adeptos por todo o mundo com o rótulo de "cristãos e seguidores de Jesus".

Nenhum comentário: