08 janeiro, 2011

A Máscara do Crente Igrejeiro


Nesses últimos dias tenho passado algumas situações no meio do povo igrejeiro que eu diria - são até hilárias! Iguais a foto ilustrativa acima. Só muda de endereço e talvez de credo; mas o espírito da religião é o mesmo.

São aquelas pessoas que se acham mais crentes que os outros e passa até aquele ar de superioridade sabe?!

Só porque vivem e seguem um padrão tradicional de doutrinas de homens baseado nos méritos e "virtudes", já se acham servos (as) do Deus Altíssimo, Santos Homens (ou mulheres) de Deus,  Crentes em Jesus, etc,etc, etc.

Estas pessoas vivem de sua reputação. Pois através dela devem aparentar pelo menos externamente o quanto são devotas e seguidoras de Jesus. 

Na realidade são escravas da reputação que elas construiram em torno de si mesmas. Esta reputação eu chamaria de máscara. Pois não passa de uma "roupagem ética", onde por fora tem toda uma aparência e uma pompa de verdadeira espiritualidade, mas por dentro vivem a mentira, o engano ou a farsa de serem o que não são.

Nas palavras de Jesus  referindo-se ao fariseus - "são sepulcros caiados".
É assim que basicamente funciona a máscara desse tipo de gente que se acha santo. De forma analógica, como a foto ilustrativa acima - posam com sua aparência de crente para promoverem  sua reputação de seguidores de seu credo. Seja ele Deus, Cristo, Alá, Maomé ou buda. A máscara de qualquer um deles funciona no crente igrejeiro.

Sola Gracia

Nenhum comentário: